Notícias

I Congresso de Atividades Náuticas para Pessoas com Deficiência

IPLeiria integra organização do 1.º Congresso de Atividades Náuticas para Pessoas com Deficiência

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) integra a organização do 1.º Congresso de Atividades Náuticas para Pessoas com Deficiência, que decorre no dia 17 de fevereiro, o primeiro evento realizado em Portugal com esta temática, e que surge do reconhecimento que a aposta no mar deverá ter uma dimensão inclusiva, o que constitui um dever cívico e uma oportunidade estratégica para o país, melhorando o acesso das pessoas com deficiência às atividades náuticas na sua dimensão desportiva e turística.

O IPLeiria junta-se assim a esta aposta, fruto do sucesso das boas práticas de inclusão que tem implementado nos últimos anos, ao Instituto do Território, através da sua Agência Independente do Desporto e do Mar (AIDEM), ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), ao Turismo de Portugal, à Direção-Geral da Autoridade Marítima e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

«A participação do IPLeiria na organização deste primeiro congresso destaca o reconhecimento nacional do trabalho que este Instituto tem desenvolvido na área da inclusão e da acessibilidade» explica Célia Sousa, docente do IPLeiria e membro do Conselho Científico do Instituto do Território. «O IPLeiria tem vindo a demonstrar o seu empenho na criação de plataformas mais inclusivas, que permitem o acesso à informação a todos os cidadãos, e continua a sensibilizar a sociedade através de bons exemplos de inclusão em múltiplas vertentes», salienta Célia Sousa.

O congresso, que se realiza no auditório do IPDJ, no Parque das Nações, em Lisboa, visa abordar novas estratégias para fomentar e potenciar as atividades náuticas e aquáticas para pessoas com deficiência.

Neste encontro serão apresentados três casos portugueses de inovação social, e partilhadas as experiências de sucesso de três clubes náuticos, e serão conhecidos os resultados de um inquérito sobre infraestruturas preparadas para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O programa contempla a realização de três workshops, ministrados em simultâneo por diferentes entidades, que irão versar sobre o turismo ativo acessível, a formação dos treinadores e a inclusão nas atividades aquáticas e náuticas, e a importância da acessibilidade a uma praia saudável. A sessão de encerramento é da responsabilidade de Célia Sousa, que apresentará as principais conclusões do congresso.

A sessão de abertura da reunião conta com a presença de Rogério Gomes, presidente do Instituto do Território, Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, e José Pavoeiro, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

As inscrições neste congresso são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail: aidem.instituto.territorio@gmail.com

Aqui pode aceder às seguintes ligações: Cartaz Congresso AIDEM – 17 Fevereiro (1);  Programa Congresso AIDEM – 17 Fevereiro

Comments are Closed

Theme by Anders Norén

Skip to content