Convite para apresentação do livro «O menino que tinha medo do escuro»

O Instituto Politécnico de Leiria , Edições Vieira da Silva e os autores têm a Honra de convidar V.Exa. para o lançamento do livro infantil “O menino que tinha medo do escuro” de Susana Campos e ilustrado por Rui Lobo.

“O menino que tinha medo do escuro” é um apelo à criação de livros em formato alternativo e um exemplo de como um livro multiformato se pode “abrir” a novos leitores e a novas leituras.
Esta obra, que pretende tocar simultaneamente o lúdico e o didático, servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais.

Deste modo, o livro é “ traduzido” em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa por Joana Sousa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação por Célia Sousa transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar. Esta adaptação tem como objetivo promover a participação ativa da criança tornando-a mais eficaz com a utilização através do manuseamento das diferentes versões.
O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para um site no qual o livro é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa LGP e um conjunto de jogos didáticos desenvolvidos por Mateus Victorelli que permitem a exploração do livro.

Recolha de brinquedos - TN