V Gala da Inclusão

A V Gala da Inclusão realizou-se no passado dia 6 de Dezembro no Teatro José Lúcio em Leiria.

Além da entrega simbólica de brinquedos adaptados às equipas locais de intervenção precoce do Alentejo e Algarve, foram também entregues os seguintes galardões:

-Média: PORTO CANAL – A Reportagem “ A Vida além da Deficiência” mostra como é possível a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Marta, Joel e Carlos são três exemplos de como a vida pode recomeçar depois de um acidente.

– Investigação Aplicada: LUSOVU – O EyeSpeak é o primeiro sistema autónomo de realidade aumentada com interface por eye-tracking que permitirá comunicar através dos olhos independentemente da posição ou orientação da cabeça do paciente. O sistema consiste nuns óculos de realidade aumentada que irão projetar um teclado virtual no campo de visão do paciente. Adicionalmente o sistema terá uma microcâmara apontada aos olhos para monitorizar a posição dos mesmos e deste modo perceber qual a tecla selecionada. Após escrever uma palavra ou conjunto de palavras, o paciente poderá selecionar o botão “falar” que irá traduzir em fala o que foi escrito. O sistema será stand-alone e não necessita de um PC ou um portátil para trabalhar. No entanto, caso se pretenda também poderá ser utilizado como um rato virtual para, por exemplo, aceder à internet.

– Cultura, Desporto e Lazer: VO’ARTE – A Associação Vo’Arte nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas e do desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Com 16 anos de atividades artísticas, pedagógicas e sociais nas áreas da criação, programação, formação e inclusão.
A Vo’Arte incentiva o diálogo criativo; promove as relações entre arte e comunidade; contribui para o alargamento e formação de novos públicos; promove a descentralização, a internacionalização e o intercâmbio entre projetos artísticos.
Apresentou criações na área da dança contemporânea/performance e cinema, destacando transversalmente a formação, em Capitais Europeias da Cultura (Guimarães 2012, Porto 2001), Capitais Nacionais da Cultura (Coimbra 2003, Faro 2005), Exposições Mundiais (Saragoça 2008 e Expo 98) e Campeonatos Desportivos (Mundial de Boccia 2010 e no Campeonato Europeu de Futebol de 2004).

– Boas Práticas de Inclusão no Mundo do Trabalho: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – Pelo número de postos de trabalho que tem proporcionado às pessoas com deficiência nos diferentes municípios.

– Acessibilidades: GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – Na categoria Acessibilidades, foi galardoado o Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior- GTAEDES, pelo trabalho desenvolvido na última Década.
O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), formalizado em Junho de 2004, é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o propósito de:
-Proporcionar um serviço de melhor qualidade a estudantes com deficiências;
-Promover a aproximação inter-serviços que apoiam estudantes com deficiências, por forma a facilitar a troca de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de recursos.
O GTAEDES é constituído pelas seguintes instituições: Universidade dos Açores, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Porto, Faculdade de Ciências e de letras da Universidade de Lisboa e pelos Institutos Politécnicos de Leiria e do Porto.

– Mérito Regional: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES – Na categoria de Mérito Regional, o júri distinguiu a APD – Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Leiria.
Pelo trabalho desenvolvido ao nível da implementação do desporto adaptado nomeadamente do andebol e do basquetebol no distrito de Leiria.

Recolha de brinquedos - TN