Missão

Tendo em conta o diagnóstico de necessidades do distrito de Leiria e o forte empenho e motivação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) nasceu em 2006 o projeto CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Este projeto, mais do que um espaço apetrechado de equipamentos adaptados aos cidadãos com necessidades especiais, pretende ser um serviço privilegiado de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital. Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades educativas especiais através do recurso a ajudas técnicas/produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital.

Objetivos

Habilitar cidadãos com necessidades especiais para a participação na sociedade com recurso à acessibilidade digital. Avaliar e prestar aconselhamento sobre os diferentes equipamentos/produtos de apoio e respetivas estratégias de utilização, adequadas às necessidades do cidadão com deficiência. Apoiar a comunidade académica e a sociedade civil na utilização destes produtos de apoio. Estudar o potencial de desenvolvimento e inovação na conceção ou adaptação de tecnologias na área da acessibilidade digital, cruzando saberes e experiências de diversas áreas científicas. Destinatários – Todos os cidadãos com necessidades educativas especiais e seus familiares. – Instituições e Escolas. – Profissionais que exerçam atividade profissional na área (Técnicos especializados, professores, educadores, terapeutas, etc…).