ABOUT US

Missão

Tendo em conta o diagnóstico de necessidades do distrito de Leiria e o forte empenho e motivação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria nasceu em 2006 o projeto CRID® – Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Este projeto, mais do que um espaço apetrechado de equipamentos adaptados aos cidadãos com necessidades específicas, pretende ser um serviço privilegiado de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital. Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades específicas através do recurso a ajudas técnicas/produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital.

Objetivos

Habilitar cidadãos com necessidades específicas para a participação na sociedade com recurso à acessibilidade digital. Avaliar e prestar aconselhamento sobre os diferentes equipamentos/produtos de apoio e respetivas estratégias de utilização, adequadas às necessidades do cidadão com deficiência. Apoiar a comunidade académica e a sociedade civil na utilização destes produtos de apoio. Estudar o potencial de desenvolvimento e inovação na conceção ou adaptação de tecnologias na área da acessibilidade digital, cruzando saberes e experiências de diversas áreas científicas. Destinatários – Todos os cidadãos com necessidades específicas e seus familiares. – Instituições e Escolas. – Profissionais que exerçam atividade profissional na área (Técnicos especializados, professores, educadores, terapeutas, etc…).

Equipa

Célia Sousa
Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID®

Célia Sousa é doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação pela Universidade da Extremadura. É Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria). Membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA). Nas últimas décadas tem desenvolvido projetos nas áreas das tecnologias de apoio , educação inclusiva, comunicação aumentativa e da cultura acessível. Tem vindo a colaborar como consultora nas áreas da acessibilidade e inclusão com diferentes entidades entre as quais se destaca o trabalho de consultoria para implementação da legislação da educação inclusiva com o Governo de Cabo Verde. Recebeu vários prémios ao longo da carreira com principal destaque para o Prémio “Acesso Cultura 2018” com o projeto do livro multiformato “A rainha das Rosas”. Em 2021 foi distinguida pela Direção Regional de Cultura do Centro” As Mulheres na Cultura e na Salvaguarda do Património imaterial da Região Centro “pelo trabalho desenvolvido no âmbito da acessibilidade cultural. https://www.cienciavitae.pt/C018-2EA4-D945

Marta Nogueira
Doutora em Psicologia

Raul  Antunes
Doutor em Ciências do Desporto

Thais Pousada
Doutora em Ciências da Saúde – Professora Visitante da Universidade da Corunha

Programa de Requalificação de Professores Universitários

Claudia Cardoso
Psicóloga

Elisabete Silvestre
Engenheira de Produção

Luís Fortunato
Programa Fase 
Estudante do 2º ano de Serviço Social

Sandra Batista
Programa Fase Estudante do 2ºano de Educação Social

Theme by Anders Norén

Skip to content