VI Gala da Inclusão – Premiados

A VI Gala da Inclusão realizou-se no passado dia 5 de dezembro no Teatro José Lúcio em Leiria.

O Diretor Regional da Educação da Madeira, Dr. Marco Gomes esteve presente para receber os brinquedos adaptados que este ano se destinam às Equipas de Intervenção Precoce do Arquipélago da Madeira.

-Média: RTP, SIC e TVI – O galardão foi atribuído à RTP, SIC e TVI pelo recurso a intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em programas apresentados no horário nobre, em direto, e com maior audiência. Pretendeu-se desta forma distinguir o mérito e o esforço das estações de televisão portuguesas na realização de programas mais inclusivos e acessíveis.

– Educação: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – PRÓ-INCLUSÃO – A Pró Inclusão é uma organização profissional de cariz científico e pedagógico, sem fins lucrativos. Tem por missão principal apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e inovação nas práticas, na investigação e nas políticas. Através da sua atuação promovem uma educação de qualidade no âmbito dos valores da Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

– Investigação Aplicada: DR. ANTÓNIO TRAVASSOS – Realizou uma inovadora intervenção cirúrgica, que devolveu a visão a uma pessoa cega (realizada neste ano de 2015). Esta cirurgia executa uma translocação do segmento anterior do olho com sucesso. Durante cinco horas e 18 minutos, três cirurgiões de oftalmologia do Centro Cirúrgico de Coimbra, António Travassos, José Galveia e Sofia Travassos, apoiados pela anestesista Paula Pereira, realizaram uma cirurgia única em todo o mundo, com o objetivo de mudar parte da estrutura do segmento anterior de um olho para outro olho.

– Acessibilidades: FUNDAÇÃO VODAFONE PORTUGAL – Criada em Abril de 2001, a Fundação Vodafone Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, constituída com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, combater a infoexclusão e disseminar as tecnologias de comunicações móveis. Ao longo dos seus 14 anos de atividade, a Fundação Vodafone Portugal apoiou mais de 60 projetos, dos quais se salientam: o projeto “manuais escolares para alunos cegos ou com grandes dificuldades de visão”; a criação de centros de recursos em Tecnologias de Informação para pessoas com necessidades especiais; formação em LGP; ea monitorização da diabetes, da epilepsia, entre outros.

– Cultura, Desporto e Lazer: BIBLIOTECA SONORA DO PORTO – A Biblioteca Sonora, inaugurada em 1972, é um serviço da Biblioteca Pública Municipal do Porto. A Biblioteca Sonora conta atualmente com cerca de 30 leitores voluntários que diariamente acrescentam títulos aos cerca de 6500 existentes em arquivo. De destacar o repositório digital de livros falados acessível na Internet, que permite a largas centenas de utilizadores cegos e com baixa visão aceder ao repositório. Este é um serviço único no panorama nacional. Ao longo dos seus 40 anos de existência a Biblioteca Sonora ajudou várias gerações de estudantes no seu percurso escolar.

– Mérito Regional: CERCILEI – COOPERATIVA DE ENSINO E REABILITAÇÃO DE CIDADÃOS INADAPTADOS DE LEIRIA – A CERCILEI foi fundada em 1976 e tem como missão promover a educação, reabilitação e inclusão socioprofissional da pessoa com deficiência, potenciando o exercício da cidadania através da confidencialidade, rigor, privacidade, integridade, solidariedade e responsabilidade. Na sua oferta social a CERCILEI conta com um vasto conjunto de respostas: ao nível da intervenção precoce, ao nível educacional funcionando como um estabelecimento de ensino e educação especial, um centro de recursos para a inclusão, um centro de atividades ocupacionais e possui diversas unidades residenciais.

– Prémio Carreira: PROFESSOR DOUTOR LUÍS AZEVEDO – Por iniciativa da organização da VI Gala da Inclusão, efetuou-se pela primeira vez a entrega do Prémio Carreira a uma individualidade do nosso País. Pretende-se desta forma distinguir todo um percurso académico e profissional em prol da inclusão de pessoas com deficiência e da melhoria do bem-estar físico e social destas pessoas.

Recolha de brinquedos - TN