O livro multiformato “Comboio de lata” viajou até a University of Bologna

A imagem está na horizontal e foi tirada de um ângulo reto. No primeiro plano está Alessandra Castelini, loira e de pele clara. Está com os cabelos amarrados, batom vermelho e camisola estampada em preto e branco. No lado esquerdo, a direita de Alessandra Castelini, encontra-se Marta Ilardo da University of Bologna. Loira e de cabelos curtos, está com uma camisola de listras amarelas e brancas, segurando o livro "Comboio de lata". Ambas estão a sorrir.

O livro multiformato “Comboio de lata” viajou até a University of Bologna, pelas mão da Alessandra Castelini,  Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI,  que se encontra atualmente, no Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria a desenvolver a sua tese de doutoramento em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no âmbito do Projeto SENSeBOOK – Livros Multissensoriais, aprovado pelo Edital n.2 de 29/05/2014 no quadro do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (MEC/SECADI/CAPES), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no Brasil entre o CRID da ESECS do Poliécnico de Leiria e a Universidade FEEVALE.

“Comboio de lata” é um livro infantil multiformato desenvolvido pelo CRID do Politécnico de Leiria, e que tem como autores os alunos da Universidade Sénior da Marinha Grande/Projetos de Vida Sénior, com ilustrações dos meninos do Jardim de Infância da Boavista, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

O livro tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, e inclui um código Quick Response (QR), que remete para o site onde estão disponíveis as versões áudiolivro, para crianças cegas, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas, e que dá também acesso à música inédita “Comboio de Lata” e a um conjunto de atividades que permitem a exploração da história.