Everyone a Changemaker

Doutora Célia durante a sua participação nos 'Ashoka Talks' no evento Everyone a Changemaker

Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) participou nos ‘Ashoka Talks’ do segundo dia do ‘Everyone is a Changemaker’, um evento que consistiu na apresentação de projetos de empreendedorismo social.
O evento realizou-se entre os dias 7 e 9 de Maio, em Lisboa, Leiria e Porto, respetivamente. ‘Everyone a Changemaker’ teve como promotores o Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade Católica Portuguesa, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Fundação Montepio, a Ashoka e o Instituto Padre António Vieira.
Cada dia incluiu workshops de manhã e ‘Ashoka Talks’ à tarde, em que os oradores contaram com 10 minutos para apresentar os seu projetos, utilizando um estilo parecido aos ‘Ted Talks’, o que conferiu um ambiente informal e fez com que os convidados pudessem ser criativos, favorecendo o interesse da plateia.
‘Juntos pela inclusão’ foi a expressão chave da comunicação de Célia Sousa, que teve o objetivo de mostrar como é que o CRID, que começou como um “sonho”, se tornou no “farol da inclusão de Leiria”. Foram abordados os projetos que o Centro de Recursos para a Inclusão Digital já criou, bem como as necessidades e a falta de resposta por parte da sociedade que ainda existem. No final, foi transmitido que, apesar de haver um longo caminho a percorrer, o “sonho” ainda persiste e o CRID vai continuar a fazer tudo aquilo que conseguir para tornar a sociedade mais inclusiva.
Os outros oradores também apresentaram projetos de esperança, inclusão e inovação social, desde escolas que estão a criar formas diferentes de abordar os currículos, a projetos de inclusão de estrangeiros, daltónicos ou até mesmo reclusos.
Alguns dos palestrantes fazem parte da rede internacional de “Ashoka Fellows”, que inclui empreendedores sociais que passaram por um processo em que, pelo seu valioso contributo à sociedade, foram eleitos para fazer parte desse grupo.
Porém, para conseguir fazer mudanças é necessário transmitir a ideia a quem tem o poder de a ajudar a tornar realidade. Daí, se ter abordado a importância de possuir o máximo possível de ligações com pessoas relevantes. O ideal é existir uma rede de contactos onde cada pessoa conhece vários indivíduos de diferentes áreas profissionais, grupos sociais, entre outras categorias. Desta forma, é mais fácil conseguir atingir os objetivos de empreendedorismo social.
Este evento foi uma oportunidade de conhecer outros projetos, nacionais e internacionais, e dar a conhecer o CRID, para que no futuro exista uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos se sentem parte dela e podem desenvolver o seu potencial.