O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) nasceu em 2006 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria. Como serviço privilegiado de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital, dispomos de um espaço completamente equipado com aparelhos adaptados a cidadãos com necessidades específicas.
O nosso centro e os nossos apoios destinam-se a todos os cidadãos com necessidades específicas e respetivos familiares, assim como instituições, escolas e profissionais que exerçam atividade na área e tenham interesse na mesma.
Missão
A nossa missão assenta em promover a inclusão social da população com necessidades específicas, através do recurso a ajudas técnicas e produtos de apoio, no âmbito da acessibilidade digital. Dispomos de diversos recursos tecnológicos, e ainda prestamos aconselhamento relativamente às respetivas ferramentas de apoio, demonstrando apoio à comunidade académica e à sociedade civil. Ao combinar múltiplas áreas científicas, tencionamos também estudar o potencial de desenvolvimento e inovação de tecnologias acessíveis.
Apresentação do trabalho desenvolvido
Partilhamos, o trabalho desenvolvido pelo CRID da ESECS do Instituto Politécnico de Leiria ao longo da última década na área da acessibilidade comunicacional, da literatura infantil e da cultura.
Equipa
Célia Sousa
Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID®
Célia Sousa, doutorada em Ciências da Educação, Especialidade em Comunicação, pela Universidade da Extremadura, é professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Enquanto membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA), tem desenvolvido projetos nas áreas da tecnologia de apoio, educação inclusiva, comunicação aumentativa e cultura acessível. Tem vindo a colaborar como consultora nas áreas da acessibilidade e inclusão com diferentes entidades, entre as quais se destaca o trabalho de consultoria para implementação da legislação da educação inclusiva com o Governo de Cabo Verde. Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira, como o Prémio “Acesso Cultura 2018”, com o livro multiformato “A Rainha das Flores”. Em 2021, foi distinguida pela Direção Regional de Cultura do Centro, no projeto “As Mulheres na Cultura e na Salvaguarda do Património Imaterial da Região Centro”, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da acessibilidade cultural. https://www.cienciavitae.pt/C018-2EA4-D945
Marta Nogueira
Doutora em Psicologia
Raul Antunes
Doutor em Ciências do Desporto
Fernanda Pinhal
Bolseira de Investigação
Aliny Lamoglia
Doutora em Psicologia
Investigadores Parceiros
Thais Pousada
Doutora em Ciências da Saúde – Professora Visitante da Universidade da Corunha