Guiões multiformato, são guiões impressos que reúnem texto aumentado, braille, imagens em relevo, pictogramas, (para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza), com um código “quick response” (QR*) que remete para um site onde os guiões estão disponíveis nas versões audiolivro e videolivro (Língua Gestual Portuguesa — para pessoas surdas).
Agromuseu D. Julinha
Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Laboratório de Comunicação Aumentativa, integrada no plano de estudos do Mestrado em Comunicação Acessível, do Instituto Politécnico de Leiria. Autoria: Ana Mano, Diana Fernandes, Humberto Aguiar.
Carta dos Direitos e Deveres do Utente do Serviço Nacional de Saúde
Castelo de Leiria
Castelo de Pombal
Castelo de Porto de Mós
Catedral de Leiria
Cuidados na Praia
O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, e a Unidade de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral dão a conhecer um folheto multiformato sobre os cuidados de saúde a ter no Verão, no âmbito do desenvolvimento do Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Verão 2019.
Folhetos da Saúde
Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Laboratório de Comunicação Aumentativa, integrada no plano de estudos do Mestrado em Comunicação Acessível, do Instituto Politécnico de Leiria.
Grutas da Moeda
As grutas situadas em São Mamede, concelho da Batalha, são as primeiras em Portugal a oferecer folhetos acessíveis em braille (português e inglês) e em linguagem pictográfica ao público. Desenvolvidos pelo CRID em colaboração com colaboração com a equipa técnica das Grutas.
Itinerário Jubilar
Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio – Uma coleção em Foco
O Menino do Vale do Lapedo
m|i|m|o – Museu da Imagem e Movimento
Moinho do Papel
Mosteiro da Batalha
Os visitantes do Mosteiro da Batalha têm ao seu dispor informações em braille, linguagem pictográfica, audioguia e videoguia em Língua Gestual Portuguesa. O material também está disponível no sítio web do Mosteiro, em “Aprender com o património” > “Suportes inclusivos”. Este projeto resulta da parceria entre o CRID e o Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha, com coordenação de Célia Sousa (CRID) e de Rita Quina (Mosteiro da Batalha).